quarta-feira, 3 de dezembro de 2014


                        EXCURSÃO A CORDISBURGO


Cidade: Cordisburgo - MG
Data: 11 de novembro de 2014 - Terça feira
Horário: 7:30 as 17:30 hrs
Matéria: Português
Objetivo: Conhecer de perto a cidade natal de nosso escritor João Guimarães Rosa 

  Saímos do Colégio as 7:30 hrs em direção a cidade de Cordisburgo .                                  
   Quando chegamos a cidadezinha, fomos primeiro ao Museu  da casa do Guimarães Rosa.


Inaugurado em 30 de março de 1974, na casa onde Guimarães Rosa nasceu e passou sua infância em Cordisburgo.
 A casa é simples com teto de bambu traçado , chão em madeira nobre, vários mobiliários antigos de época, janelas e portas de madeira e algumas várias obras e documentos expostos, com um grande acervo literário.
Possuem também objetos de uso pessoal, vestuário, utensílios domésticos, mobiliário e fragmentos do universo rural presente na literatura Roseana.



           
           
                                       
 Após a visita ao Museu , fomos caminhando até a Matriz do Sagrado Coração de Jesus


A Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus se destaca na vista de Cordisburgo, já que se encontra na área central da cidade e em um local elevado. Mas é também a praça em frente, com seu jardim e duas palmeiras, que o embelezam. Entre as folhas das palmeiras, surge o cruzeiro de madeira, valorizando a construção em harmonia com a natureza.





No interior, o eclético é visto no piso, na iluminação, nas janelas, entre outras partes da igreja. O piso, feito em ladrilho hidráulico, forma figuras geométricas em preto e branco, exceto na capela, onde o revestimento é de cerâmica, e os degraus são em marmorite.

Após a Visita a matriz fomos almoçar no  Restaurante Chero's, que fica logo em frente à bilheteria da gruta. onde almoçamos uma deliciosa comida mineira. 




Depois de almoçarmos fomos a Gruta de Maquine, que por sinal é muito linda e também ao museu dela!!! 
A Gruta do Maquiné, localizada em Cordisburgo, foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, e posteriormente explorada cientificamente pelo naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund, em 1834.



A Gruta do Maquiné tem sete salões explorados, com 650 metros de extensão e profundidade de 18 metros. Suas galerias e salões são resultado do trabalho da água durante milênios. O principal elemento da formação da Maquiné é o carbonato de cálcio. Porém, a gruta também apresenta sinais de outros minerais: a sílica, gesso, quartzo e o ferro.



Finalizando a viagem fomos  a pequena e simpática Capela São José pode ser avistada logo na chegada a Cordisburgo. Erguida em 1884 pelo padre João de Santo Antônio, fundador da cidade, ela é considerada o marco inicial do povoamento da região. O charme e a simplicidade estão presentes na fachada, nos dois pequenos sinos suspensos no alto e nas largas tábuas preservadas no interior da capela.


Foi uma inesquecível viagem que ficará sempre em nossas lembranças.







  

Nenhum comentário:

Postar um comentário